Saturday 26 December 2009

Joieux Noël

Esta será uma entrada pequena e simbólica, apenas para desejar um bom natal a todos, apesar de já ter passado um dia da data. Espero sinceramente que toda a gente tenha recebido o que desejava nesta noite especial, pois eu recebi e estou mergulhada numa felicidade ímpar. Posso dizer que foi o Natal mais doce e especial de sempre, pois partilhei com quem mais amo.
Nutro um sentimento agridoce pelo Natal, por um lado desgosto, pois tenho algumas más memórias de coisas marcantes e negativas que acompanharam alguns natais passados, porém não deixo de sentir o meu espírito aquecido por aquele sentimento especial que se faz sentir no Natal. Adoro as luzes natalícias, adoro decorar a árvore de natal que para mim muito simbolismo têm, adoro o cheiro a bolos no ar, cá em casa, na véspera e dia de natal (apesar de não lhes tocar pois não gosto de bolos) simplesmente acho mágico.
Quando era uma criança acreditava no pai natal, piamente, tanto que eu e a minha querida prima Jani montávamos armadilhas mil para "capturar" o gorducho das barbas brancas, todos os natais contam-se histórias destas nossas já bem antigas e distantes peripécias, onde quem sofria sempre as armadilhas era, curiosamente o meu avô. Todos os anos era a mesma coisa: Apanhávamos o avô em vez do Pai Natal. Eram tempos de inocência e de uma liberdade incondicional, pelo menos a nível de sentimentos e pensamentos, que vejo que se perde, ao longo dos anos, quando queremos crescer à força... Sermos adultos e grandes, não acreditar que é o Pai Natal que nos trás os presentes esperados, queremos ir para a escola, depois queremos sair durante as tardes do fim-de-semana com os colegas, depois começam as saídas à noite, e seguidamente tornamos-nos adultos. A inocência e felicidade genuínas de criancice partem para sempre. Depois olhamos para trás... E desejamos ser aquela criança feliz e pura, que rasgava o papel de prenda de um modo quase selvagem, ávidos pela surpresa que se encontraria no interior. Lá vai o tempo em que nos contentávamos com um brinquedo, um simples material feito de plástico (ou de outra qualquer matéria) fazia-nos esse dia, e os próximos serem de um rejubilo constante. Porém tudo passa, claramente agora também ficamos muito contentes de receber certa ou determinada prenda que há muito desejávamos, porém, a pureza e alegria típicas da infância não se encontra presente, e é aí que a magia se desvanece. Quero voltar atrás, onde não havia preocupações, não havia zangas a "sério", onde o ar era invadido pelos nossos risos de felicidade contagiante. Contudo já passou. Ainda guardo um pouco dessa criança dentro de mim, e toda a gente deveria fazer o mesmo. Deixar tudo para trás de quando éramos crianças é o pior erro que se pode fazer. Tornamos-nos-ia em adultos sem sentimentos, sem qualquer pingo de felicidade no olhar ou entusiasmo. Espero que toda a gente nesta época (e não só) deixe sair a criança que existe dentro de todos nós para fora, o mundo seria bem melhor e mais feliz. Claro que não podemos deixar para segundo plano tudo o que temos de enfrentar agora na vida adulta ou esquecer que já não somos crianças e que temos responsabilidades, podendo ou não gostar delas, todavia, vamos ser mais crianças de vez em quando, sim?
Deixando as "reminiscências" e histórias de embalar de lado, agora irão decorrer os preparativos do Ano Novo, que espero que corra tão bem como o Natal.
No Ano Novo já podemos voltar a ser adultos na mesma, para podermos beber e ficar acordados até tarde e sobretudo fazer coisas que as crianças não são supostas fazer, mas sempre com equilíbrio e pureza interior...
Espero que todos tenham encontrado essa criança neste natal, e espero que a escondam um bocado na passagem de ano, para poderem desfrutar desta época de folia ao máximo, mesmo para aqueles que odeiam a época das festas. Divirtam-se e espero que tenham uma belíssima festa passagem de ano na companhia de quem mais amam (como a minha é todos os anos, adoro, simplesmente adoro)!!
São apenas os meus votos sinceros para os amigos, os que não são amigos, enfim, todos.

Sejam felizes! (^-^)/

3 comments:

  1. Feliz Natal mora ^^
    Tens toda a razao... a inner child tem sempre de ficar cá dentro... somos mais felizes se soubermos ser crianças de vez em qd...
    amoro te <3

    ReplyDelete
  2. Essa história das armadilhas ao Pai Natal é das minhas preferidas! XD


    Lembra-te, quando já estivermos velhas caquéticas, de cigarro no canto da boca e copo de vinho/cerveja na mão já toda cheia de tremeliques e já não sobrar mais ninguém (sim porque só ficamos nós e as baratas), havemos de celebrar o último Natal/Ano Novo juntas a descolorar e pintar os últimos três cabelinhos que nos restam a cada uma, e a beber e a dançar que nem umas estouvadas!

    Love you<33

    ReplyDelete