Thursday 15 October 2009

O Sonho de Tokyo

foto: Kiaiku no jardim da Yoshida House, no nosso dia de chegada.

Este é o meu sexto dia na capital nipónica, já tinha saudades de escrever aqui!
Por incrível que pareça, parece que não estou acordada de maneira alguma.
Tudo é semelhante a um sonho bastante realístico. Tokyo é tudo o que imaginava e muito, muito mais além, tanto que nem tenho palavras que sejam suficientemente adequadas para descrever este sonho da vida real.
Esta entrada será um pouco diferente das minhas entradas usuais, pois será mais em tom de diário das coisas mais relevantes (espero que a memória me deixe mesmo reunir todas, pois a vida neste país é completamente incrível e ocupada) das minhas aventuras com o Kiaiku, Ella e BaRu,, no Japão.

No Primeiro Dia (sáb. 10 de Outubro) logo após a cansativa viagem de muitas horas vimos pela primeira vez a "Yoshida House", sítio onde iríamos chamar "casa" nos dezassete dias seguintes. Estivemos um pouco a arrumar os quartos e "zarpámos" de imediato para o Ikebukuro, com finalidade de acharmos a live house "Ikebukuro Cyber" onde os Clearveil dariam o seu segundo One Man. As portas do concerto abriam as 18h, não tínhamos bilhete não fazíamos a mínima ideia de onde o local se situava. Foi uma aventura e tanto, contudo com a preciosa ajuda de es eum senhor polícia lá achámos o sítio. A porta tinha dois bouquets enormes de flores, um das exist trace e outro penso que fosse mesmo da Undercode Productions a felicitar a banda pelo One Man. Falamos com duas japonesas muito simpáticas e prestáveis que nos indicaram onde compraríamos bilhetes e antes de darmos conta já estávamos os quatro com montes de flyers de bandas e um DVD exclusivo que haveria sido distribuído ao público, este DVD contém concertos anteriores da banda. Com algum esforço, pois o recinto estava cheio e era pequeno o Kiaiku e o BaRu,, conseguiram ir buscar as bebidas (cerveja Sapporo!) que tínhamos direito ao termos comprado o bilhete. O concerto começou pouco tempo depois. A novidade para mim não foi em si ver uma banda de Visual Kei, pois já havera visto, foi mesmo pela diferença de públicos. O público Visual Kei japonês é imensamente diferente do nosso. Para dizer a verdade na minha humilde opinião, acho muita piada ao furitsuke e à maneira de curtir concertos japonesa, contudo achei demais pois senti que as miúdas são bastante fangirls (o que me irrita imenso, tanto no ocidente quanto aqui) e que estavam ali apenas para fazerem, como quem diz... "passagem de modelos" e saberem o furitsuke e simplesmente acho que não sentem a música... pelo menos na nossa definição de sentir. Foi um choque que posso dizer que seja um pouco negativo, esperava algo mais "humano". Já os artistas têm uma presença em palco estrondosa e verdadeiramente graciosa e mais que tudo, genuína. Admiro bastante como tem a aptidão para estar a tocar de uma forma tão maravilhosa, por mais pesada ou complexa que seja a música parece que "não lhes custa nada". Os pontos altos do concerto a meu ver foram quando o Nozomi, guitarrista da banda foi para o público e abraçou-se ao BaRu,, arrastando-o quase para o palco enquanto tocava (porém antes de o abraçar bateu com alguma força com o braço da guitarra no meu braço, onde parou um bocado e lançou-me um olhar super querido de "gomen nasai") e depois também saltou com o Kiaiku ao som da música. Sem esquecer (para mim o ponto mais alto da noite) o instante em que vi o Kisaki, mesmo perto de nós na varanda de cima (não era muito alta). Para mim foi um "choque" pois é um dos meus grandes ídolos, aquela pessoa mítica, que adoro tudo o que se envolve, desde Matina Records à Undercode Productions estava ali, descontraidamente sentada mesmo ao lado do Hyoga (baixista de Megaromania) a ver o concerto. O Hyoga sorriu de forma tímida para mim e para a Ella varias vezes, o que achei totalmente enternecedor. <3>
O concerto foi dos melhores (a par com o de Mix Speaker's,Inc.) que já fui. Depois de termos saído do concerto tivemos que "circular" daquela pequena rua pois uma membro do staff da live house assim nos pediu, por causa das fangirls. (risos) Ainda parámos no Mos Burguer, uma cadeia de fast food exclusivamente japonesa, na minha opinião é razoável porém também sou suspeita pois não sou nada apreciadora de fast food. Fomos para casa de seguida.

O Segundo Dia (dom. 11 de Outubro) foi reservado a Harajuku e Shinjuku. Partimos cedo para Harajuku, desta vez também acompanhados do Ti e da Chérie. Estivemos algum tempo na ponte de Harajuku o que para mim se revelou um pequeno desapontamento pois não têm o espírito que estamos todos habituados a ver nas fotos, existem muitos estrangeiros (mais do que deviam) e pouca gente a mostrar os outfits. Os estrangeiros são bastante indelicados pois tiram fotografias e filmam sem pedir autorização, o que me desagradou imenso. Já uma família de japoneses pediu para nos fotografar e pediram licença, muito cordiais e pensavam que éramos de Londres. Mais à frente outro japonês pediu para me fotografar, o que me faz pensar na delicadeza e educação deste povo em contraste com o português e/ou Europeu/Ocidental. Estivemos um pouco perto de um estádio onde decorria um concerto da banda SID. Seguidamente seguimos para a zona comercial onde visitámos o TamaDepa e BodyLine (compras!) porém não visitamos mais pois estava muita gente na rua e tornava-se impossível fazer o que quer que fosse. Depois separámos-nos do Ti e da Chérie que foram para Shibuya e nós rumámos a Shinjuku para comprar bilhetes para o live de Megaromania/Arc que aconteceria no dia seguinte da zona de Meguro. Andámos três horas para encontrar a loja Like an Edison onde iríamos comprar os bilhetes. Vimos imensos arranha-céus na zona empresarial de Shinjuku e estes eram verdadeiramente impressionantes. Depois avançamos para a zona comercial onde tivemos o primeiro contacto com Game Centers (nomeadamente a SEGA) e com casas de pachinko que fazem uma barulheira incrível. Jantámos numa cadeia de fast food japonesa chamada Lotteria, onde deu para termos um pouco de contacto com as maneiras deste povo tão curioso que é o japonês. Fomos para casa a seguir.

O Terceiro Dia (seg. 12 de Outubro) rumámos ao Meguro Rock Meykan e foi todo ocupado pelo concerto de Megaromania e Arc, pois era um concerto com se a memória não me falha, 8 bandas, algumas das quais gostei bastante, Gene por exemplo, tinham um baterista ocidental, também apreciei bastante uma banda recente de música electrónica um pouco ao estilo de Schwarz Stein chamada Fenrir. De seguida tocaram os Arc e depois Megaromania, onde amei de todo o concerto, têm uma presença em palco fenomenal, Megaromania têm tudo para se tornar das maiores bandas de Visual kei da história. Presença majestosa e imponente que relembra bastante Malice Mizer. Os pontos curiosos deste concerto é que os singles de Megaromania eram extremamente baratos, havia isqueiros à venda e comprei um, bebemos uma bebida de Vodka com Coca-Cola (faz me lembrar festas na casa da Dark Isis) que se vende nas vending machines e o Kisaki e Hisayoshi (baixista de Clearveil estavam a assistir também ao concerto. Após termos saído famintos e cansados dos concertos parámos novamente num Mos Burger para comer. No caminho para casa verificamos uma situação deveras curiosa, em que um "business man" entra no comboio bastante mal disposto que vomita tudo em seu redor. Ficou tão embaraçado que saiu do comboio na estação a seguir. Foi uma situação peculiar observar também a reacção das pessoas circundantes, onde ninguém falou alto ou reclamou, apenas se desviavam um pouco enojados do vómito ou faziam caras engraçadas. Realmente tem tudo a ver com a reacção das pessoas em Portugal dada uma situação semelhante... Chegamos a casa sãos e salvos e não levamos com vómito felizmente!

O Quarto Dia (terça 13 de Out.) foi um dia mais calmo, um dia que tiramos para descansar desta azáfama que tem sido o nosso quotidiano no Japão (como se costuma dizer, não mata mas mói).
Neste dia o Kenta veio de Osaka para nos visitar! Já tinha muitas saudades dele e foi bastante agradável passar este dia com ele! Estivemos a tarde toda juntos a fumar no "nosso" jardim Zen e mais tarde fomos todos jantar ao family restaurant Saizeriya onde se faz comida italiana/americana com um toque japonês muito típico deles. Neste restaurante os pratos são bastante acessíveis, pode-se fumar, podemos ficar o tempo que nos apetecer, temos um drink bar aberto, ou seja, pagamos um tanto e podemos estar sempre a tirar as bebidas que queremos, quentes ou refrigerantes, e para chamar os empregados utiliza-se uma pequena campainha electrónica que se encontra em cima da mesa. Tem um ambiente muitíssimo acolhedor e quase se adormece lá pelo conforto. Altamente recomendável a quem visita Tokyo e gosta de ambientes descontraídos, comer bem e em conta. De seguida rumamos a casa, parando sempre no caminho numa combini, para comprar pequeno-almoço, tabaco, água, leite e outro tipo de coisas úteis. Um dos grandes lemas do Japão: Conveniência.

O Quinto Dia ( qua. 14 de Outubro) foi a total e completa corrida ás compras. Finalmente um dia calmo em Harajuku, foi praticamente o dia todo a comprar até cair. Não há muito a dizer sobre uma "shopping spree", acho que vocês sabem bastante bem o que é isso. Fiquei de queixo caído com a quantidade de lojas a vender coisas inimaginávelmente giras e de preço acessível. Desde lojas apenas dedicadas a produtos para decorar telemóveis, a lojas de merchandising de ídolos e bandas de Visual Kei (por acaso numa destas lojas comprei prendas para a Dark Isis e para a Aiko, não parei de pensar nelas ao ver certas coisas!) lojas de roupa alternativa acabando em lojas de piercings nas quais NÃO se faz piercings. Vendem os piercing mais loucos que podem imaginar, acompanhados da peculiar mas prática máquina de fazer piercings portátil, que pelo que constatei estão na berra por terras nipónicas. Funciona como a nossa famosa "pistola" de ourivesaria, porém mais pequena, escolhemos o sítio que queremos e o piercing e o design da máquina são diferentes para cada local, já vêm com uma espécie de anestesia e com uma pomada para cicatrizar, tudo isto por uma módica quantia de 3000 yens. Impressionante não? Quem daí tem coragem para fazer um? Estive mesmo para comprar uma, todavia o facto de não estar habituada à ideia tornou-me um pouco reticente e indecisa acabei por não comprar, pelo menos por agora. As pessoas são imensamente simpáticas e cordiais e as lojas de sapatos são amor em Harajuku. Fomos também ao shopping Laforet, que é o shopping que beneficia de mais remodelações em períodos deveras curtos de tempo, para acompanhar sempre as tendências da moda. O andar de baixo é reservado a lojas de roupa mais orientadas para o estilo mais alternativo, onde têm também uma Like an Edison.com, uma versão mais pequena da loja original. À vinda, já em Oizumi Gakuen parámos no McDonald's para beber uma Fanta, quando saímos estava a chover a cântaros (mais tarde nas notícias viemos a saber que foi uma tempestade que passou que fez descarrilar até um comboio e vários postes caíram) resumindo e concluindo, chegamos completamente encharcados a casa (tinhamos comprado dois guardas-chuvas no Laforet, mas como é lógico, no meio daquela chuva todo não houve guarda-chuva que nos salvasse de chegarmos completamente encharcados). Constipei-me. Ainda me dói o corpo todo, espirro e tusso imenso. Os meus sapatos ainda estão molhados e não os consegui calçar, ando temporariamente com os creepers do BaRu,, (doumo arigatou BaRu,,). Foi um dia muito cansativo no qual desmaiei literalmente assim que me deitei no futon, ainda com o Kiaiku a limar-me as unhas. Foi um dia fantástico apesar de tudo (compras!)
ps: Tirámos umas purikura fantásticas! Aquilo é a coisa mais linda que já vi, apesar de stressante!! (risos)

O Sexto Dia (qui. 15 de Out.) acabará portando dentro de instantes (apesar de já ser 16 de Outubro pois já passa da meia-noite) quando me for deitar pois as horas já vão avançadas. Fiquei em casa com a Ella durante a tarde para tentar recuperar do resfriado enquanto o Kiaiku e o BaRu,, foram a Shinjuku novamente à Like an Edison comprar alguns CD's, fiquei radiante quando recebi as prendas!! Depois fomos novamente jantar à Saizeriya, ficando lá um bom tempo a relaxar e conversar. À ida para casa depará-mo-nos com um Book Off!! Foi de loucos ficamos lá imenso tempo. Conseguimos comprar oito CD's por apenas 2000 yens. Oldies de Visual Kei como eu adoro. Parece de loucos não? Chegamos a casa um pouco tarde pois fomos demorando aqui e ali, deliciados com a magia que se encontra espalhada pelas ruas de Tokyo. irei parar por aqui e deitar-me, pois já são quase quatro da manhã. Amanhã iremos a Shinjuku e Shibuya, por isso esperem por novos relatos! Peço perdão se forneço informações irrelevantes, mas é tanta coisa que a minha capacidade de escolha encontra-se bastante reduzida no momento.
Muito obrigada desde já aos santos que têm paciência para ler este testamento!
Espero que tenham todos esta oportunidade única e surreal para pisar solo neste país e poderem fazer vida nele, nem que seja apenas por quize dias.

Oyasumi!!

mood: Exultante
music: Megaromania - Transparent Shine

4 comments:

  1. waaaa estou a adorar ler os vossos blogs. Fiquem a saber que depois de ler as vossas actualizações ainda estou com mais vontade de ir aí.

    Os concertos de ClearVeil e Megaromania devem ter sido mágicos, especialmente ao verem o Kisaki-sama *o* Eu não me ia embora sem um autógrafo dele.

    Já tinha visto o comportamento do público Visual Kei nos lives de Megaromania que estão no Youtube, amei o furitsuke e já sei os movimentos da God of Megaromania *o*

    Não se esqueçam dos live reports ;)

    Aproveitem bem o resto dos dias e façam uma boa viagem de volta (infelizmente vão ter de voltar para este país...)

    Ja ne~

    ReplyDelete
  2. k inveja k tenho de voces =P mas posso dizer k num futuro proximo serei eu k estarei ai em tokyo.

    mas com a minha sorte kd chegar ai n vou conseguir encontrar concertos de jrock/vk de bandas k goste -.- =P

    tenho pena k t tenhas desiludido com harajuku, devido a grande kuantidade de turistas e pouca kuantidade de ppl a mostrar os seus outfits, como tu disseste, pois e 1 dos sitios k eu + keria ir visitar de tokyo.

    agradeço desde ja lembrares-t varias vezes de mim e da aiko e das prendas k nos compraste =D

    e espero bem k vc estejam a tirar mtas fotos pois kd regressarem eu kero ve-las tdas =P.

    kiss kiss

    ReplyDelete
  3. Moraaaaaaaaaaaaaaa!!!
    Oh Deus so coisas fantasticas ^^ Merecem bué tar ai, enjoying td o q Tokyo tem, e o concerto... JASUS!!!!
    A Santa Ana e a Santa Marta estao em pulgas pra saber td pormenorizado num cafezinho no cup, por isso activem a memoria fotografica ahahahah

    Moro-te!!!! ^^ e cm disse a Isis, ainda q so uma vez, obg mora por lembrarem de mim <33333333

    ReplyDelete
  4. awwww fico feliz que estejas a divertir.te por Tokio!! Aproveitem o resto dos dias! Espero que te divirtas muito nos concertos! :D

    Depois quando voltares tens que me mostrar as pics ^^

    Arg fico a espera de novas actualizações no blog ;D

    ReplyDelete