Monday 5 October 2009

Vinho Tinto e Cigarros

foto: Maeve & Ella @ backstage Anipop

Já tinha falado um pouco sobre este tema que vos trago hoje noutra entrada, porém hoje irei desenvolve-lo.
Este pequeno desenvolvimento sobre estas duas coisas que são consideradas "vícios" por uns, e "alívios" para outros será dedicado especialmente para a Ella, a minha melhor amiga e companheira de muitas noitadas regadas com o belo cálice de vinho e cigarro em "riste", e também para o BaRu,, pois tem uma opinião oposta à minha e da Ella sobre este assunto.
O Vinho Tinto é para mim o néctar dos deuses, não há nada igual a desfrutar um bom vinho em boa companhia, é distinto, é das bebidas mais antigas e com mais história de sempre, como já devem saber é quase sempre referido tanto na mitologia, passando por literatura mais antiga e acabando na moderna. Vício? Não o encaro como isso, não deixaria de ser quem sou se não pudesse beber mais vinho na minha vida, porém, é quase como um "intervalo" da vida, é um momento. Momento único. Os momentos únicos são para serem saboreados como os últimos minutos da nossa vida. A vida nem sempre é gentil para quem cá está, tem que haver um tubo de escape para tudo, inclusive para a própria vida. Relacionado também com a entrada anterior que compus com o título de "Santuário". O Vinho inspira-me. Inspira-me a ser Eu. Inspira-me a escrever. Inspira-me a Viver. Viver a Vida. Viver o que tenho de bom. Que a homenagem a Baco seja contínua por muitos, muitos anos!
Quanto aos nossos queridos cigarros que tanto revoltam o nosso querido BaRu,,... Ele apronta-se rapidamente a rotular este pequeno prazer pecaminoso como um "vício". Na minha opinião "Vício" é uma palavra mesquinha, carregada de negativismo e fealdade. Porque terá que ser um vício? Morreríamos todos se não tivéssemos tabaco para fumar como se não tivéssemos água para beber? A resposta é um redondo Não, como é lógico. Mas alguém rotula a água como um vício? Não! É uma necessidade! Não me venham, por favor com explicações científicas pois sou uma mulher de literatura e abomino qualquer explicação lógica de física, química e derivados.
Para mim o cigarro não é nem nunca será um vício, é o meu pequeno prazer pessoal e desprezo sinceramente todos os que me criticam de fumar ou me aconselham a deixar de fumar para bem da minha saúde. Então quem se encarrega da saúde da minha alma? Peço por favor que não me venham encher a pouca paciência que tenho com falsas moralidades sobre os malefícios do tabaco. A única coisa que me vão conseguir arrancar é um sorriso sarcástico. Muito Obrigada pela consideração e preocupação, meus doces estranhos, porém não necessito.
Que seja idosa e esteja sempre com o meu querido cigarro em riste, acompanhada por Baco e Ella!!

Falemos de outro assunto um pouco divergente: fw: Anipop.
Pessoalmente não gostei do evento pois apesar de apreciar bastante música e cultura japonesa não significa que tenha que amar manga e anime. Também não quer dizer que deteste. Simplesmente me passa ao lado, gosto de muita coisa, porém a maioria passa-me sinceramente ao lado. Sou uma rapariga de costumes fixos, sempre fui grande fã daqueles livros maçudos de literatura que toda a gente detestava, e embora goste de alguma banda desenhada / manga, prefiro imensamente um bom livro de literatura clássica a manga. Tal como aprecio um bom cinema muito mais que Anime. Gosto mais de Anime em cinema que em série para que conste. Dou os parabéns à organização pelo evento, pois sei o que é organizar um evento, e nunca se revela nada fácil. Não gabo as condições em que tocaram as bandas, som péssimo, iluminação de palco extremamente fortes ao ponto de encadear o público quando esta incidia nas guitarras dos artistas e a ausência de uma coisa tão trivial e simples como ventoinhas e água. Acho que tinham noção que convidaram duas bandas que fazem "covers" de bandas japonesas de Visual Kei, logo é normal que o visual seja mais elaborado e o calor vir-se, deste modo a tornar-se infernal e insuportável. Como maquilhadora de um dos membros dos N'obliez acompanhei a situação de perto, acho que foi uma tremenda falta de consideração para com os artistas. O facto de as pessoas do cosplay utilizarem os camarins dos artistas também despertou a minha admiração e indignação. Mas parabéns também a todos os cosplayers!
Li alguns comentários que considero inferiores e simplesmente sem cérebro por um certo indivíduo no fórum Anime Portugal. Senti-me triste como uma pessoa pode referir-se a um artista não pela sua música em si mas pela "distorção de guitarra e saltos altos". Entristece-me bastante e só me faz ficar mais feliz de em breve estar no Japão onde as opiniões não são exprimidas em tom de ofensa.
Enfim voltarei mais tarde para fazer outra entrada, muito obrigada pela leitura!

mood: Revoltada
song: HIZAKI Grace Project - Philosopher

2 comments:

  1. E que belo post este!

    Concordo com a noção de que a palavra "vício" é mesquinha e feia.
    Se bebo é porque me liberta, assim como a música ou a literatura. É porque me solta alma e fá-la voar, é porque me leva ao extremo das emoções e permite-me vive,r ainda que por momentos, intensamente. É um transe do qual poucos sabem desfrutar.


    O cigarro é companheiro, é o que ouve a mente e nunca responde, apenas embala.
    Pelo menos para mim, estas duas coisas têm uma interpretação diferente da comum e como referes prejudica o corpo mas eleva a alma, e eu nunca quis ser um corpo vazio.


    <33 Só tu compreendes

    ReplyDelete
  2. Eu não sou contra fumar, eu próprio dou as vezes o meu prego no caixão. E muito menos de beber (quero um shot de absinto xD). Eu apenas comento que não tenho qualquer tipo de vícios fumar, beber, jogos, ver animes, ... Mentira estou a ficar cada vez mais viciado na Ayame Kurenai :$ Mas vou me render e ja não vou usar essa palavra feia "vício".

    ReplyDelete